20 mar De sonho a pesadelos: a realidade para a Startup atravessar o “Vale da Morte”
Transformar uma ideia em uma startup pode ser um grande desafio para empreendedores. O sonho de ver uma empresa explodir em pouco tempo e ser o novo unicórnio (aquelas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares) é o desejo de muitos fundadores de startups, mas a realidade é que poucas conseguem chegar lá. O que vem frustrando esses empreendedores não é a distância desse sonho, mas o alto índice de mortalidade das startups nos primeiros anos de vida.
De acordo com estudos da Harvard Business School e da CB Insights, cerca de 75% a 90% das startups falham. A maioria delas “morre na casca”, muitas vezes devido à falta de um planejamento estratégico adequado, financiamento insuficiente, falta de experiência e conhecimento, problemas legais e regulatórios, além de dificuldades na gestão de pessoal.
As 5 razões mais comuns para essa mortalidade precoce são:
1. Falta de planejamento estratégico: muitas startups começam sem um plano estratégico adequado ou sem uma visão clara do que precisam fazer para alcançar o sucesso.
2. Falta de financiamento: muitas startups não conseguem levantar capital suficiente para cobrir suas despesas iniciais e manter o negócio funcionando enquanto trabalham para gerar receita.
3. Falta de experiência e conhecimento: em muitos casos, os fundadores da startup podem não ter a experiência necessária para gerenciar um negócio ou para lidar com as complexidades do mercado.
4. Problemas legais e regulatórios: as startups podem enfrentar desafios legais e regulatórios, como problemas com patentes, litígios, impostos e regulamentações governamentais.
5. Dificuldades na gestão de pessoal: a contratação e retenção de pessoal talentoso pode ser difícil para as startups, especialmente com orçamentos apertados.
Para evitar esse fim trágico, os fundadores de startups devem contar com a ajuda de uma assessoria jurídica. Isso porque as questões legais e regulatórias são desafios comuns enfrentados pelas startups, como problemas com patentes, litígios, impostos e regulamentações governamentais.
Mas nós não queremos que sua startup apenas “sobreviva”. Ela tem que que voar mais alto, tem que se destacar e trazer muito sucesso.
E é nesse momento que uma assessoria jurídica especializada e com experiência de grandes casos de sucesso pode fazer a diferença, pois não podemos nos limitar apenas a essas questões mais tradicionais. O olhar deve ser multidisciplinar para que seja possível estruturar a startup para as rodadas de investimentos que vem pela frente. É nesse momento, com dinheiro em caixa e smart money adequado, que conseguimos trazer prosperidade para os clientes.
Assim, o caminho para o sucesso não precisa ser tão árduo. É possível superar o chamado “vale da morte”, que é o período mais crítico para a sobrevivência da startup, com cuidado e planejamento adequados. Se você é um empreendedor em busca de sucesso, não hesite em contar com uma assessoria jurídica especializada para te ajudar a enfrentar esses desafios e alcançar seus objetivos.
Sorry, the comment form is closed at this time.